Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de maio de 2013

Um Brasileiro na OMC

Incrível, o Brasil é um país irrelevante no comércio internacional, e o novo diretor da OMC é brasileiro. Sinal mais do que claro que a OMC perde relevância no comércio mundial.

Em 2010 eu participei de um congresso em que um dos palestrantes era uma autoridade da área de comércio exterior do governo Lula. A platéia indagou sobre a razão para insistir tanto no Mercosul, que acaba nos afastando da celebração de acordos comerciais com outras nações.

A autoridade justificou mostrando a relevância do comércio Brasil X Argentina dentro do nosso comércio internacional total, e utilizando esta relevância para justificar a importância do Mercosul.

A platéia pareceu aceitar a explicação.

Não se deram conta de que o comércio Brasil X Argentina era tão relevante naquela análise porque de certa forma estamos fechados para o resto do mundo. Tivéssemos acordos de comércio com EUA ou com União Europeia, e nossa relação comercial com a Argentina seria totalmente irrelevante (em valores).

Neste momento o Brasil vive um momento interessante de sua história - estamos nos tornando irrelevantes. Um país deste tamanho não se torna irrelevante de um dia para o outro. É um processo. Mas estamos em pleno processo rumo à irrelevância, mesmo que sob confetes e serpentinas da imprensa, dos grandes empresários e até do PSDB (me parece que o PSDB é, na verdade, a ala mais radical do PT em determinadas questões...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário