Pesquisar este blog

sábado, 24 de maio de 2014

Bancários

Faz anos que eu compro briga com os bancários aqui no site. Me espanta o fato de fazerem greves todos os anos por maiores salários, sem se darem conta de que sua profissão está em extinção. e quanto maiores os salários, mais os bancos investem em tecnologia para eliminar postos de trabalho.

Na década de 1980 o número de agências bancárias e de correntistas era muito menor do que é hoje. No entanto, o número de bancários na década de 1980 era maior do que é hoje. A tecnologia vai fazer desaparecer a profissão de bancário. Restarão só os da CEF e do BB, que não podem ser despedidos.

Ontem havia um protesto de bancários do Santander numa agência que fica na frente do meu escritório. O motivo era: "chega de demissões no Santander". Lamento, a única forma de interromper demissões no Santander seria estatizá-lo. A tecnologia seguirá eliminando postos de trabalho.

Mas a faixa que me chamou mais a atenção dizia: "QUEREMOS MAIS BANCÁRIOS". Vejam que coisa, a faixa não dizia "precisamos de mais bancários". Então, é uma questão de "querer", não de necessidade. Eu também quero muita coisa: quero um carro novo, quero uma casa maior, quero pelo menos uma vez na vida beber uma garrafa de Romanee Conti (o vinho preferido do Lula). Será que seu eu for para a frente do Santander gritar as coisas que eu quero o banco vai me dar?

Fiquei pensando - seo os bancários querem mais bancários, por que não constituem un fundo? Seria simples, cada bancário doaria mensalmente 10% do seu salário para o fundo, e a arrecadação do fundo seria utilizada para pagar mais bancários. Todos ficariam felizes. Por que não fazem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário