Pesquisar este blog

sábado, 3 de maio de 2014

Quem se importa com a realidade?

Amigos, acabo de chegar de volta ao Brasil.

No aeroporto, observava a propaganda da Tam.

A Tam foi, durante anos, membro da Star Alliance. Agora, por conta de ter sido vendida para a Lan Chile, teve que deixar a Star Alliance a passou para a One World. A Star Alliance tem mais de 1.000 salas vips em aeroportos do mundo, as quais estavam à disposição dos clientes vermelho e black da Tam. Agora, na One World, são 600 salas vips. Ou seja, a troca de aliança significou para os clientes da Tam a perda de 40% (quase a metade) da disponibilidade de salas vips que tinham à disposição.

Contudo, a propaganda da Tam anuncia com estadalhaço: "agora nossos clientes têm acesso a mais de 600 salas vips em aeroportdos do mundo".

Na propaganda, perda é ganho, fracasso é sucesso, ruim é bom, etc.

Como o ser humano empobreceu a partir da explosão da propaganda ocorrida dos anos 50 para a frente. Será que sempre fomos tão cínicos e a propaganda apenas despertou nosso cinismo, ou foi a propaganda que nos deixou cínicos?

Depois da propaganda, o faz de conta passou a ser mais importante do que a realidade:

Seu cliente perdeu quase a metade das opções que tinha até então? Anuncie que ele ganhou, e ele ficará feliz e mais fiel;

Seu governo é um desastre? Anuncie que ele é o melhor da história, e sua reeleição estará garantida;

Seu candidato é um sujeito sem passado conhecido, que nunca foi nada na vida? Anuncie que ele é a salvação, e ele será eleito presidente.

Seu país representa o ápice das conquistas da civilizações e isto incomoda os que trabalham pela destruição do ocidente? Simples, anuncie que ele é o lugar mais injusto que já existiu sobre a terra, e os próprios habitantes deste país começarão a trabalhar pela sua destruição.

Seu banco, sua operadora de telefonia, seu cartão de crédito, seu plano de saúde são umas porcarias? Anuncie que são os melhores que já existiram e as pessoas farão fila para comprar seus produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário