Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de maio de 2014

Taras burocratas

Quer conhecer o homem? Dê poder a ele.

Chego a pensar que se restarem 2 homens sobre a terra, um se dedicará a tentar mandar no outro e a criar situações para atrapalhar a vida do outro.

Existe dentro de nós uma tara para criar problemas, dificuldades, complicações para os outros, e com isso satisfazermos em parte nossos desejos de poder, de superioridade.

Não é de surpreender que onde o poder absoluto é implantado, os mandatários saem logo mandando matar gente (milhões, no caso do supremo mandatário ser comunista).

Enquanto não podemos (ainda) mandar matar nossos semelhantes (tem muita gente boa trabalhando para atingirmos este "status") vamos nos deliciando destruindo a vida alheia através de burocracia.

O lugar onde esta prática atinge sua plenitude é no serviço público. Chego até a imaginar milhares de burocratas sentados em suas mesas, diariamente, pensando em como tornar um pouco mais difícil a vida do povo. Eles mandam, e nós temos que obedecer.

Mas, como já escrevi, as grandes empresas privadas parecem cada vez mais com órgãos do setor público, a começar pelo total desprezo pelo cliente. Que diferença um cliente a mais ou a menos faz para um banco, para uma operadora de telefonia, para um plano de saúde?

E lá, nas entranhas dessas grandes corporações, estão os taradinhos, criando burocracia para complicar a vida dos outros, neste caso dos clientes.

Hoje recebi um e mail de uma corretora de um grande banco dizendo que eu tenho até o dia 30 para fazer um recadastramento, e que, se não fizer, meu acesso será bloqueado. Ameaçando o cliente. Mas como o ponto aqui é a tara pela burocracia, burocrata adora um recadastramento...

Pois bem, abri o formulário e fui fazer o tal recadastramento. E lá pedem informações como: nome do pai, nome da mãe, data de nascimento, local de nascimento, CPF, sexo.

Pera aí, são todas informações que o banco já possui. E para quê informá-las num readastramento? A minha data de nascimento não vai mudar, o meu pai não passará a ser outro, a cidade onde nasci será sempre a mesma, o meu sexo ... bem, tendo em vista as modernidades politicamente corretas, é bom confirmar o sexo a cada recadastramento....

Nenhum comentário:

Postar um comentário