Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Decisão absurda

Leiam a manchete da Veja.com. Comento na sequência.

Justiça

STJ decide a favor de poupadores em ação sobre planos econômicos

Para Banco Central, impacto para os bancos pode chegar a 341 bilhões de reais


Comento:

- Por um lado, bem feito. Não tem causa ruim proposta nos últimos 30 anos que não tenha sido patrocinada pelos bancos. Quer fazer um trabalho sobre Che Guevara? Procure a fundação cultural de um banco. Quer fazer um trabalho sobre Adam Smith? Nenhum banco vai te patrocinar. Ao longo de 30 anos os bancos investiram muito, mas muito dinheiro na construção do estado de espírito que permite decisões como esta.

- Por outro lado, é o fim da segurança jurídica no país (se é que ainda restava alguma segurança jurídica). Como pode o judiciário mudar a regra do jogo de situações que ocorreram mais de 20 ou 30 anos atrás?

- Não eram os bancos que definiam a remuneração da poupança, esta sempre foi estabelecida pelo governo. E o governo (todos nós) vai ajudar a pagar esta conta?

- Bancos são apenas intermediários de dinheiro. O judiciário vai permitir que os bancos repassem esta diferença de custo para quem tomou empréstimos há mais de 20 ou 30 anos atrás? Isto significa que podemos aguardar a chegada de um carnê em nossas casas?

- Quem vai pagar a diferença para os poupadores das dezenas de bancos que simplesmente deixaram de existir nos últimos 20 ou 30 anos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário