Pesquisar este blog

sábado, 24 de julho de 2010

Conhecer história para não repetir erros

Passagens da implantação do comunismo na Hungria:

"Os comunistas continuaram a fragmentar e eliminar a oposição, usando métodos que passaram a ser conhecidos como "táticas de salame", expressão cunhada por Rácosi."

"Inicialmente as exigências são modestas, e deposi nós as aumentamos. Por exemplo, primeiro exigimos apenas o "controle governamental"dos bancos e só mais tarde pedimos a nacionalização irrestrita dos três maiores bancos. Foram os métodos de precisão e as táticas de salame que nos possibilitaram derrotar os reacionários."

"As greves para melhoria das condições de trabalhoi e por salários mais altos não são toleradas na Hungria. Elas são algo que só a economia norte-americana pode se dar ao luxo de ter."

"A partir de meados de 1948, a estrela vermelha começou a aparecer nos edifícios públicos e nas fábricas por todo o país. Rákosi estava pronto para realizar a tarefa para a qual seu mestre do Kremlin o havia escolhido: transformar a Hungria numa república popular, segundo os moldes soviéticos."

"Os bancos foram expropriados no outono e, em 28 de dezembr de 1948, todas as empresas com mais de dez funcionários foram nacionalizadas. Por um período curto e admirável de três anos, os camponeses tiveram a posse de um pouco de sua própria terra. Como consequência, os armazéns ficaram abarrotados de produtos agrícolas. Nessa época, as fazendas tinham que ser coletivizadas, transformando-se em empresas estatais enormes, nas quais os camponeses se tornaram servos novamente."

Trechos do livro Doze Dias, de Victor Sebestyen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário