Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Comentário do leitor Mario Fortes

O Mário Fortes, que é um leitor do blog pelo qual tenho muita consideração, deixou o seguinte comentário no texto "O Stalin do Palácio dos Bandeirantes":

"Sinto muito meu caro, mas está provado que fumo faz mal a quem consome e, indiretamente, a quem aspira a fumaça decorrente do ato de fumar.Lei para fazer bem à população não tem conotação stalinista.Desculpe, mas seja menos intolerante em relãção ao governador de São Paulo, não dê conotação pessoal a este caso. Estou quizenalmente em São Paulo, e dou graças a Deus que existe lei para coibir abusos de fumantes. "

Vamos a alguns esclarecimentos:

- Não sou a favor do fumo. Tenho pai e mãe fumantes e sei bem o mal que o vício ocasiona. Mas sou pela liberdade individual. Se, mesmo informados, decidem continuar fumando, é um direito que lhes assiste. Se formos entrar pelo campo de querer proteger o cidadão de si mesmo, começando pelo fumo, entraremos em teritório stalinista. Aliás, falando em proteger o cidadão de si mesmo, o cantor Sergio Reis será candidato a deputado federal em 2010, e sua plataforma é tornar obrigatório o exame de próstata. O que critico neste caso é o radicalismo. Se alguém quiser abrir um restaurante onde o dono é fumante, todos os garçons são fumantes, e que só aceite clientes fumantes, não pode. O Serra não permite. Além disso, seu eu quiser fazer um churrasco de aniversário na churrasqueira semi-coberta do meu condomínio residencial, não poderei convidar nem minha mãe, nem meu pai, pois ambos são fumantes compulsivos. Mesmo que todos os demais convidados concordem com a fumaça, o Serra não permitirá.

E como é que o Serra va ficar sabendo que meu pai e minha mãe estão fumando na churrasqueira do condomínio?

Através de denúncia de vizinhos. E denúncia de vizinho, "dedo duro", é prática de ditaduras, fartamente adotada no regime stalinista, que menciono no artigo sobre Serra.

Como escrevi naquele artigo, Serra terá o meu voto em 2010 se for a única opção contra o PT. Mas, como cidadão, discordo profundamente de algumas medidas de Serra - do caos tributário que criou em SP, onde nenhuma empresa tem certeza sobre a carga tributária correta (já fiz esta crítica chegar ao secretário da fazenda de Serra), da truculência do seu governo no trato da questão tributária, do radicalismo de sua lei anti-fumo, da sua lei anti-preconceito, que vem se sobrepor a uma lei federal já existente.

Entre as pessoas com as quais convivo, não há petistas. Mas muitos, mesmo não sendo petistas, não votarão em Serra para presidente.

E não deixem de visitar o excelente blog do Mário Fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário