Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Jornalismo de variedades

É fato que a população brasileira, que nunca foi brilhante, passa por agudo processo de emburrecimento. Nunca antes na história deste país tivemos tantas faculdades em operação.

Infelizmente, diploma universitário não é arma infalível contra a burrice. Muitas vezes, infelizmente, o efeito é contrário.

O resultado do emburrecmento nacional é o PT no governo, o congresso que temos, e a população completamente apática, porque não consegue nem entender a gravidade dos problemas.

A imprensa que temos também tem uma relação de causa e efeito com este fenômeno. Como causa, o noticiário imbecilizante contribui para o emburrecimento progressivo da população. Por outro lado, uma população emburrecida demanda cada vez mais um jornalismo imbecilizado. É um fenômeno que se alimenta, progressivamente. Neste ritmo, um dia, moraremos em árvores e nosso meio de transporte será o cipó. Nossa única preocupação será a seguinte - o cipó tem que ser de grife, Louis Vuiton de preferência. E a árvore tem que ser em condomínio fechado de árvores.

A cobertura da imprensa sobre o acidente com o avião da Air France é um festival de bobagens.

Quais são as notícias?

O avião caiu;
O número de vítimas, nacionalidades, etc.
Destroços foram localizados.

Estas são as notícias até o momento.

Mas bastam para a imprensa?

Não. Então o que vemos é um festival de chutometria, de tentativas de advinhar o que derrubou o avião, uma infinidade de "especialistas" contraditórios, enfim, um programa de variedades, mas não jornalismo. Isto ficaria bem no programa de Ana Maria Braga, mas não no Bom Dia Brasi.

Um comentário:

  1. Eu fico rindo com um monte de pergunta besta dos Jornalistas.

    Ontem no meio da entrevista coletiva, quando rapaz da FAB disse que foram encontrados somente destroços que poderiam ser da Air France, logo a Jornalista Perguntou: Encontraram sobreviventes ?

    O cara da FAB só fez olhar para ela ..HAHAHAHAHAHAHA..

    ResponderExcluir