Pesquisar este blog

sábado, 27 de junho de 2009

A era da mediocridade

Augusto Nunes tem chamado o tempo que vivemos de "a era da mediocridade". Muito apropriado.

Começa com a eleição de Lula. Era relativamente natural que a população procurasse colocar no principal cargo da república a pessoa mais preparada entre as disponíveis. Com Lula ocorreu o contrário. Durante mais de 20 anos a mídia trabalhou na construção de um mito, convencendo a maioria da população de que o melhor ccandidato a presidente era o mais despreparado. A população acreditou, e Lula tornou-se presidente do Brasil.

Fato consumado, pensei: que bom que Lula, como presidente, se preocupasse e dar aos outros oportunidades de ensino que ele não teve, para melhorar o nível cultural da população (importante observar que ele não teve oportunidade na infância e na adolescência, pois na fase adulta ele não estudou por preguiça).

Logo Lula mostrou que minha esperança não irira se realizar. Lula quer nivelar o país por baixo. Com Lula, a ignorância está se transformando em qualidade. Lula até despeja dinheiro no ensino (prouni), mas de uma forma que apenas enche os bolsos dos donos das faculdades caça-níquel, e emburrece a população.

Para Lula, a população tem que ser como ele, se dar bem na vida através da esperteza, não do conhecimento.

E este fenômeno vai além de Lula - nas próprias empresas a esperteza e a capacidade de fazer negócios é mais relevante do que o grau de conhecimento e a formação acadêmica. O importante é fazer dinheiro, o mais rápido possível. Pode até dar certo no curto prazo, mas não constrói o país do futuro.

Por fim, o próprio ritmo da vida moderna está contribuindo para a era da mediocridade. Vejo o meu exemplo pessoal. Gosto de ler, mas só trabalho, viajo, e os livros estão sendo empilhados no meu criado mudo. Gosto de filmes, mas só trabalho, viajo, e os DVDs estão se empilhando na minha sala de vídeo. Estou também me transformando num ignorante. Muito do que leio hoje é na internet, e tem muita coisa mal escrita na internet. Então, estou também desaprendendo o protuguês.

Já escrevi que neste ritmo vamos acabar voltando a morar em cavernas e o meio de transporte será o cipó. Desde que seja um cipó de grife...

Nenhum comentário:

Postar um comentário