Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Todo o poder aos cupins

Com jeito de algo "natural", a questão do terceiro mandato vai avançando, sem provocar nenhum sobressalto em nenhum setor da sociedade Brasileira.

Eu prevejo isto desde que conseguiram dominar o escândalo do mensalão, contra a opinião da maioria dos meus conhecidos. Aquilo foi um momento de inflexão na história Brasileira, despercebido pela população. No futuro (põe futuro nisto) dirão: "a democracia brasileira acabou a partir do terceiro mandato de Lula". Errado, a democracia Brasileira acabou com a pizza no escândalo do mensalão.

Foi a partir do mensalão que ficou estabelecido que:

- Parte graúda da mídia está com Lula e com o PT, para o bem e para o mal;
- A Lula basta dizer "eu não sabia" e pronto, sua imagem estará desconectada de qualquer escândalo;
- A população não está interessada;
- A oposição não existe.

Tudo o que acontece no processo de apodrecimento institucional e de fragilização democrática vem dali, é consequência daquilo.

Se Lula fosse parar no terceiro mandato eu poderia pensar: "ok, vou torcer para os próximos 4 anos passarem rápido". Mas não será assim. Com a aniquilação do estado democrático Brasileiro, virá o 4o, o 5o mandato, e Lula só deixará o poder no caixão.

Já vivemos em ditaduras. Mas havia indignação, tentativa de contrariar, rebeldia. Estudantes de rebelavam, jornais e revistas mostravam audácia. E isto trazia a esperança de que aquilo iria passar um dia.

A didatura que se avizinha será diferente, será uma ditadura sem rebeldia, uma ditadura de adesão. Todos só querem aderir. E isto acaba com a esperança - a ditadura vindoura será longa, muito longa. E muito mais destruidora do que suas antecessoras.

Pode até ser uma ditadura com eleições diretas, mas democracia não é apenas eleição.

O país apagou.

O governo de Lula e do PT funciona como um bando de cupins, roendo os alicerces de sustentação do edifício Brasil. Só que os cupins conseguiram convencer os moradores do edifício de que estão trabalhando para fortalecer os alicerces. E os moradores do edifício prestes a ruir, ignorantes e iludidos, querem dar todo o poder aos cupins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário