Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A solução mágica do setor público

Descobriu-se ... que a polícia do meu estado investiga apenas uma fração dos assassinatos cometidos por aqui (e não prende praticamente assassino nenhum). Ohhh, uhhh, que surpresa, e eu que imaginava que nossa polícia investigava tudo bem direitinho...

Quando questionaram os representantes da polícia eles forneceram a resposta padrão do serviço público: para investigar tudo é preciso mais gente.

Não é uma maravilha o setor público, um setor que não cria riqueza alguma, que não precisa trabalhar pelo seu próprio sustenta, e que acredita que dinheiro cai do céu?

A solução proposta pelo setor público para qualquer problema é sempre a mesma: mais gente. Os contribuintes imbecis (eu e o leitor) que se virem para pagar a conta.

Expressões como "gestão", "eficiência", "melhoria de processos", "fazer mais com menos", "metas", "resultados", "cobrança", etc. não são nem remotamente conhecidas no setor público.

No caso específico da polícia podem até multiplicar por mil o seu quadro de pessoal, que tudo permanecerá sem investigação. Só aumentará o número de participantes dos joguinhos de truco nas delegacias, que afinal ninguém é de ferro. Também aumentará o número de policiais reclamando que ganham muito pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário