Pesquisar este blog

sábado, 3 de agosto de 2013

J.R. Guzzo

Concordo com praticamente tudo já escrito por J.R. Guzzo, incluindo seu excelente artigo na Veja desta semana sobre o perigo do "garantismo" no judiciário.

Contudo, na mesma Veja desta semana, na coluna da última página, J.R. Guzzo escreveu um texto que é uma bobagem monumental.

Primeiro, entre as razões para perda de fiéis pela Igreja Católica colocou a rigidez da Igreja, ou seja, que é difícil ser católico, pois não pode divorciar, não pode usar camisinha, não pode casar com pessoa do mesmo sexo, etc. Chamou ainda a rigidez católica de "resistência teimosa, mesquinha e inútil à liberdade de costumes do mundo de hoje". Guzzo é livre para ter a opinião que quiser sobre a Igreja Católica, mas deveria ao menos ter respeito pela inteligência dos seus leitores. Então a Igreja Católica perde fiéis porque é rígida e não se adapta à liberdade de costumes do mundo de hoje? Então por que o Islamismo, infinitamente mais rígido, cresce? Um gay pode andar livremente pela Praça São Pedro. Mas duvido que um homem vestido de mulher seja admitido numa mesquita.

Não contente com a monumental bobagem já escrita, Guzzo foi adiante e defendeu que deve ser aceita pelo catolicismo toda a pessoa que viva com decência, tenha valores e se comporte segundo um código moral (que código?). Ou seja, na concepção de Guzzo a Igreja Católica deveria deixar de ser uma religião (com dogmas) e se transformar numa espécie de clube de pessoas de boa intenção.

Guzzo deve admirar as religiões pentecostais que aceitam todos ... que pagam para entrar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário