Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Burocracial viral

Atuando há mais de 24 anos dentro de empresas, como consultor, não canso de me espantar com o crescimento da burocracia interna nas empresas. Progressivamente se gasta mais tempo e dinheiro com relatórios, memorandos, sistemas, processos, procedimentos e gente para dar conta de tudo isso.

Dá até para fazer um paralelo com nosso Congresso. Deputado ou Senador não pode passar muito tempo sem apresentar projeto, pois sai na mídia que ele ou ela "não está trabalhando". Não importa que vivamos afundados em milhões de leis, decretos, medidas provisórias, portarias, instruções normativas, etc., muitas contraditórias entre si. A mídia acha que é pouco, e quer que os congressistas "trabalhem". Da mesma forma, os burocratas das empresas ... se passarem muito tempo sem criarem um novo formulário, um novo controle, uma nova burocracia, uma nova exigência, poderão ser percebidos como desnecessários por seus patrões.

Enquanto o ocidente se afunda em burocracia inútil os Chineses trabalham, produzem, ganham mercados e conquistam o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário