Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Linguagem perdeu sua utilidade

Amigos, interromperei brevemente minha ausência de três dias do blog para comentar um dos tantos exemplos de que no Brasil conseguimos fazer as palavras perderem sentido. Sem sentido, o que dizemos será mero barulho, como o latido dos cães. Leiam a notícia abaixo, comento na sequência:

"O Ministério Público Federal (MPF) vê indícios de que o suposto esquema de cartel nas obras do Metrô de São Paulo tenha atuado também em licitações federais envolvendo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A afirmação foi feita nesta segunda-feira, 12, pela procuradora da República em São Paulo Karen Louise Jeanette Kahn, responsável pela investigação do caso na área federal."

Comento: é evidente que, se corrupção existe, seu "núcleo duro" será encontrado no governo federal, por razões óbvias que só a Falha de São Paulo finge desconhecer. Mas meu ponto não é este, minha estranheza é em relação à palavra "indícios". Como assim? A empresa corruptora Siemens não fez um acordo com o governo, uma espécie de delação premiada empresarial? Num acordo desses não cabe à empresa corruptora contar tudo o que fez? Quem corrompeu, em qual processo, quanto pagou, etc.? Se é assim, que  história é essa de "vê indícios"? Ou o esquema foi detalhadamente contado pela corruptora Siemens, ou não foi, e se não foi que espécie de acordo de leniência foi fechado com o corruptor?

Um comentário:

  1. Oi , gosto de seus textos,queria uma opinião tua,voce sabia que a classe media(faço parte dela),apesar da Marilena Chaui dizer q nos odeia,eu tenho orgulho.
    A pergunta é muitos querem intervenção militar,não agüentam mais o PT,sei que isso é golpe,mas tem muita gente q acha q não é,e voce ?

    ResponderExcluir