Pesquisar este blog

domingo, 7 de agosto de 2011

Fracassados desde o princípio

“Um grupo de figuras de destaque na Rússia, incluindo escritores e conhecidos cientistas, intercedeu junto a Lênin e conseguiu sua relutante aprovação a um apelo por ajuda do exterior. Em 13 de julho de 1921, Máximo Górki pediu auxílio à comunidade internacional.

Herbert Hoover, secretário do comércio dos Estados Unidos, respondeu positivamente. A Administração Americana de Auxílio (ARA), criada para ajudar a Europa pós-guerra, passou a fornecer à Rússia toneladas de alimentos e outros produtos essenciais. No verão de 1922 a ARA alimentava quase 11 milhões de pessoas por dia. Também fornecia sementes, o que possibilitava que os soviéticos cultivassem seus próprios grãos e viessem a superar a fome.

OS comunistas soviéticos jamais entenderam a filantropia americana, não confiaram na ARA e fizeram com que suas operações fossem cuidadosamente monitoradas. De fato, muitos dos notáveis russos que mobilizaram a ajuda foram presos. Lênin tomou providências para que Górki, um ex-apoiador, fosse tirado do país por “motivos de saúde”. Não se permitia que nada manchasse o brilho do novo sistema soviético.”

Pág. 101 de A Era da Catástrofe Social, de Robert Gellately.

Nenhum comentário:

Postar um comentário