Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de agosto de 2011

A preferência para o pedestre



Aqui em São Paulo os taxistas estão indignados com as autoridades, que estão sendo implacáveis na aplicação de multas sobre condutores que não dão preferência ao pedestre, quando este está sobre a faixa de segurança. Dizem que o governo quer “educar à força” para a copa do mundo.

Também me irrito um pouco com isto, confesso.

Aqui no Brasil tem uma coisa interessante – muitas faixas de segurança embaixo de semáforo, ou seja, neste caso se houver pedestre sobre a faixa a luz verde (para os veículos) não serve para nada.

Mas o fato é o seguinte – nos centros das grandes capitais o fluxo de pedestres é tão grande que, na prática, se a preferência for sempre deles quando sobre a faixa, significa uma verdadeira interdição do tráfego de veículos em determinadas vias, pois nelas sempre, em qualquer horário, haverá algum pedestre atravessando. Não seria mais simples cada um (carro e pedestre) respeitar a sua vez (luz verde)?

Peguei um taxi agora há pouco na Praça da República e havia tantos pedestres atravessando a rua, que o motorista teve que se arriscar e, de certa forma, abrir caminho no meio da multidão. O motorista disse que se é para ser assim, seria melhor interditar de uma vez o trânsito de veículos no centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário