Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Mundo de gente louca

Quando desejo respirar ares de primeiro mundo, e não tenho dinheiro para uma viagem intercontinental, vou ao Chile. O Chile é um país estranho para os padrões da américa latina, parece definitivamente estar no continente errado.

Lá a pobreza é pequena, a vida é organizada, o estado é eficiente, o capitalismo opera com liberdade, o povo anda bem vestido nas ruas. Mesmo sofrendo terremotos arrasadores de tempo em tempo o Chile se reergue e segue sendo um país diferenciado.

Pois bem, há neste momento uma revolta entre os jovens chilenos, os quais tomam as ruas e praças diariamente para protestar, e os confrontos com a opolícia são permanentes. Já apelidaram o movimento de "primavera chilena", numa tentativa de fazer analogia com as revoltas de jovens nos países árabes. Como se fosse possível comparar as duas situações.

Entrevistados, os líderes da tal revolta declaram que o seu ídolo é ... Evo Morales.

Morales é o ditador da Bolívia, um país fracassado, miserável, sem esperança, que vive da produção de drogas, comércio de carros roubados dos países vizinhos e roubo de refinarias.

Houvésse ainda um pingo de racionalidade nas ações humanas e os jovens bolivianos estariam nas ruas exigindo que seu país se transformasse num Chile. Contudo, num momento em que a insanidade geral parece ter tomado conta da humanidade, são os jovens chilenos que tomam as ruas para exigir que seu país se transforme numa Bolívia.

Há esperanças?

Nenhum comentário:

Postar um comentário