Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Obama e os canalhas

Como figura importante do processo de desconstrução da sociedade ocidental, é claro que Obama conta com o apoio e a simpatia dos canalhas, o que inclui boa parte da imprensa americana, e quase toda a imprensa brasileira.

Nas últimas semanas o assunto foi a dívida pública americana e a possibilidade de calote. Dívida esta que, em minha opinião, é absolutamente impagável, e que qualquer medida emergencial aprovada agora apenas empurrará o problema para a frente. Mas, enfim, muita coisa foi dita pelos canalhas neste processo. Cito duas: a) nos governos anteriores o Congresso Americano nunca criou obstáculos para elevar o teto da dívida, agora só querem atrapalhar o governo Obama; b) a 14a emenda da Constituição Americana dá ao presidente o poder de ignorar o legislativo e elevar o teto da dívida por decreto. Esta possibilidade foi defendida pelos canalhas Bill Clinton e Paul Krugman (colunista do NYT), entre outros.

Comento:

a) Em relação à colocação de que o Congresso nunca criou empecilhos à elevação do teto da dívida. É quase uma verdade, embora alguns congressistas, como Obama, tenham se posicionado contra a elevação do teto da dívida em oportnidades anteriores. Contudo, ao se avaliar esta afirmação é precis ter em mente que Bush entregou o governo a Obama com uma dívida na faixa dos US$6 trilhões, e em três anos de governo Obama a dívida já ultrapassou US$14 trilhões. Acho que os Congressistas tem o direito e, principalmente, o dever de intervir numa situação dessas, para colocar um freio na gastança de dinheiro público. Já boa parte da imprensa americana, e a quase totalidade da imprensa brasileira acham que os congressistas só têm o direito de calarem suas bocas e deixarem Obama governar.

b) 14a emenda da Constituição - vou transcrever abaixo o trecho da 14a emenda que trata sobre a dívida pública. Deixarei para os leitores julgarem se ela autoriza o presidente a passar por cima do Congresso:

"Section 4. The validity of the public debt of the United States, authorized by law, including debts incurred for payment of pensions and bounties for services in suppressing insurrection or rebellion, shall not be questioned. But neither the United States nor any State shall assume or pay any debt or obligation incurred in aid of insurrection or rebellion against the United States, or any claim for the loss or emancipation of any slave; but all such debts, obligations and claims shall be held illegal and void.

Section 5. The Congress shall have power to enforce, by appropriate legislation, the provisions of this article."

Nenhum comentário:

Postar um comentário