Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Os investidores...

O governo brasileiro tem feito diversas artimanhas contábeis para tentar manter uma aparência de superávit primário, onde já não existe mais superávit nenhum. Em agosto não teve jeito, e o déficit fiscal apareceu. O governo, então, já planeja novas artimanhas para produzir um superávit primário de faz de conta.

Aqui e ali analistas econômicos dizem: "não adianta nada, os investidores não são bobos, eles percebem as artimanhas contábeis".

Será que não são mesmo bobos?

Percebendo ou não percebendo as artimanhas contábeis, todos os dias investidores do mundo todo despejam milhões de reais no financiamento da dívida pública brasileira, sendo que não existe absolutamente nenhuma possibilidade (por mais remota que fosse) de que esta dívida seja paga um dia.

Como podemos classificar pessoas que pegam suas poupanças e enterram em algo que nunca será pago? Seria "espertos" uma boa classificação? Acho que não.

Mas pelo menos enquanto existir otário disposto a financiar o governo brasileiro, o risco de tomarem nossos bens por falta de dinheiro é menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário