Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O Clube dos 13 acabou

Pelas notícias de agora à tarde deixaram o Clube, ou estão em processo de deixar: Corinthians, Flamengo, Botafogo, Fluminense, Vasco, Grêmio e Goiás. Aguardam-se as saídas de Cruzeiro e Palmeiras.

Com isto o Clube dos 13 ficou como a presidência de Mubarak - acabou.

Não conheço profundamente as razões deste racha, creio que ninguém as conheça, mas parece que ocorreu o seguinte:

- A Record iria oferecer um valor estratosférico pelo direito de transmissão do campeonato brasileiro de 2012, e a globo (detentora dos direitos desde sempre) não teria como cobrir. Aí a Globo teria chegado junto a dirigentes de clubes que dão maior audiência (como Corinthians e Flamengo) e informado que poderia oferecer valores maiores a estes clubes caso eles negociassem em separado.

- O presidente da CBF, impotente perante os clubes unidos tenta implodir o Clube dos 13 desde sempre, e aproveitou a discussão em torno dos direitos televisisvos para jogar gasolina no fogo.

Ora, não sou administrador de futebol, mas é CLARO que se os times negociarem individualmente os direitos de transmissão obterão valor menor. Quanto vale, por exemplo, o direito de transmissão dos jogos do Goiás? É possível até que Corinthians e Flamengo consigam individualmente valores maiores, mas quem vai jogar com eles se os demais clubes fecharem as portas por falta de dinheiro?

Estaríamos assistindo ao começo do fim do futebol brasileiro?

Não sei, mas quando vejo salários cada vez mais absurdos, copas do mundo insuportáveis de tão chatas, times brasileiros abaixo da crítica, e jogos do Brasileirão que funcionam como remédio sonífero fico pensando que algo não está bem no mundo do futebol. Desunidos então...vai que é tua Ricardo Texeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário