Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Hipócrita

Ontem à noite tomei um avião para São Paulo. O passageiro ao meu lado abriu um livro. Sem ter o que fazer durante o vôo, espichei o olho para o livro do vizinho.

Vi que era um livro de autoria de Oscar Niemeyer, o grande hipócrita que passou a vida "lutando pelo comunismo", como ele mesmo diz (inclusive neste livro), mas confortávelmente sentado sobre uma montanha de dinheiro.

O texto do livro era tão ruim e tão vazio de conteúdo que parecia ter sido escrito por um aluno do primeiro grau.

Lá pelas tantas Niemeyer aborda os mais recentes prédios públicos que projetou em Brasília, e conta que os projetos receberam críticas. Sim, de fato, muitas pessoas (eu inclusive) os acharam suntuosos demais, luxuosos demais, extravagantes demais para um país pobre, que não consegue oferecer saúde, educação, segurança e saneamento dignos ao seu povo. Pois bem, sabem como o comunista Niemeyer justifica no livro a extravagância dos seus projetos? Assim: "sim, de fato os mais pobres não poderão usufruir desses edifícios, mas pelo menos poderão passar na frente deles e achá-los bonitos". Ah, tá.

Niemeyer passou a vida enriquecendo às custas do dinheiro público dos diversos governos para os quais trabalhou. Mas no livro diz que ao longo de sua vida trabalhou muito mais pelo comunismo do que pela arquitetura.

Hipócrita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário