Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

São todos idiotas, ou eu que sou louco?

Ando bastante pela cidade, pelas regiões ricas, pelas regiões de classe média e, também, pela periferia. Sempre que passo em frente a empreendimentos residenciais recém concluídos percebo que as fachadas dos prédios estão "pintadas" com cartazes de "vende-se" ou "aluga-se".

Isto, para mim, significa que quem comprou esses imóveis foram investidores, não pessoas quem compraram para uso próprio. Logo, é um indicador significativo de que a demanda aquecida por imóveis no Brasil é uma demanda artificial, que acabará no exato momento em que os investidores cansarem de brincar disto.

No entanto, para todos os analistas que se pronunciam nos meios de comunicação, a demanda é real, segue aquecida, os preços seguem subindo, e não há nenhuma ameaça para este cenário.

O Brasil já possui um dívida pública impagável, mas o tal mercado percebe fingir que não vê isto e continuar financiando o governo (comprando títulos públicos com o dinheiro das nossas aplicações financeiras). Com as despesas da Copa e da Olimpíada, além da gastança do PT, esta dívida deverá atingir em 2016 patamares nunca antes imaginados.

Na sequência, o governo do PT dará um calote e dirá que "os especuladores já ganharam de mais". A imprensa "venderá" o calote como uma atitude de coragem do governo do povo.

Pois bem, leio que uma agência de risco acaba de elevar a nota do Brasil, ou seja, para eles nossa dívida pública é cada vez mais confiável...

Nenhum comentário:

Postar um comentário