Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Solução Hungria

Veja a notícia da Veja.com:

"Segurança - Os líderes do bloco firmaram ainda o Protocolo de Montevidéu, que prevê uma série de medidas caso algum membro do Mercosul ou associado seja alvo de golpe de estado. "O Protocolo de Montevidéu é um mecanismo de resposta quase automática e imediata de defesa da institucionalidade democrática diante de um eventual golpe de estado contra qualquer governo eleito integrante do bloco", anunciou o presidente José Mujica.

O acordo prevê que, em caso de ruptura ou ameaça de ruptura da ordem democrática, os demais estados se reunirão para realizar gestões diplomáticas que promovam o restabelecimento da democracia no país afetado. Mas, se estas gestões não derem frutos, poderão ser aplicadas, "de forma consensual", medidas que vão da suspensão do direito de participar dos órgãos do Mercosul ao fechamento das fronteiras e à paralisação ou limitação do comércio, tráfego aéreo e marítimo, comunicações e fornecimento de energia
."

Comento: é a "solução Hungria". Em 1956 a Hungria ousou pretender deixar o bloco comunista, e foi imediatamente invadida pela União Soviética. Agora os 5 presidentes comunistas dos países do mercosul assinam um acordo para que nenhum dos países membros ousem deixar o rumo que foi definido para a região, o rumo da ditadura socialista. Falam em golpe contra governo eleito, mas sabem que as eleições realizadas na região são uma farsa, desde as fraudes mais grosseiras (como no caso venezuelano) até a compra em massa de votos como no caso brasileiro. Pretendem criar uma camisa de força na região, que definitivamente extermine a liberdade democcrática no continente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário