Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Copa

Li na Veja desta semana que a FIFA está ameaçando o Brasil com um plano B para 2014, que seria a Inglaterra. Ou seja, se as obras não andarem, o Brasil perde o direito de sediar a copa.

Na reportagem há um equívoco, ela afirma que esta espécie de desclassificação nunca ocorreu antes. Ocorreu sim, em 1986 a Colômbia perdeu o direito de sediar a copa, que acabou sendo realizada no México.

Acho que o melhor que poderia ocorrer no Brasil seria um presidente assumir e dizer: "copa não é assunto de governo, não investiremos um centavo de dinhiero público nisto. Investiremos, sim, em hospitais, escolas, portos, estradas, etc.".

Claro que isto jamais vai ocorrer. Até porque os mais necessitados do novo hospital, da nova escola, nunca mais votariam neste governante corajoso.

Mas ao ler a reportagem fiquei pensando no seguinte - imagina se Serra vence a eleição e a Fifa desclassifica o Brasil. Periga dar impeachment. Serra, se eleito, será refém desta copa, ou seja, será refém das empreiteiras. Terá que pagar o que elas quiserem para que as obras andem na velocidade que agrada a Fifa. A menos que dissésse desde já que copa não é assunto de governo. E que num eventual governo seu a prioridade será o povo, não as empreiteiras...

Nenhum comentário:

Postar um comentário