A vida já me deu uma imensa quantidade de exemplos para aprender a receber informações sobre pesquisas eleitorais com um filtro de proteção. No entanto, por mais absurdos que produzam, a cada novo pleito os meios de comunicação apresentam as pesquisas como verdades inquestionáveis.
Nesta oportunidade, parece que esta situação começou a mudar, graças ao inestimável trabalho do blog Coturno Noturno, que desmontou a estrutura farsesca de dois institutos de pesquisas. Ficou relativamente claro que dois dos grandes institutos de pesquisa estão a serviço do PT, e não da estatística.
Talvez a principal consequência tenha sido a decisão da Globo de só noticiar pesquisas do Ibope e do Datafolha.
No entanto, mesmo agora que já está claro quais são os institutos que servem o PT, o Grupo Bandeirantes contratou um desses institutos para realizar uma pesquisa, cujo resultado (favorável a Dil-má) deverá ser anunciado hoje ou amanhã.
Me questiono:
a) O Grupo Bandeirantes é tão ingênuo a ponto de ainda não saber quais institutos de pesquisa trabalham para o PT? Se for tão ingênuo, não merece credibilidade por excesso de ingenuidade;
b) O Grupo Bandeirantes não tem nada de ingênuo e, assim como o institudo de pesquisas contratado, está a serviço do projeto de poder do PT? Se assim for, também não merece credibilidade.
sábado, 15 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário