Pesquisar este blog

domingo, 23 de maio de 2010

Jornal do futuro

Há semanas Fernanda Torres anuncia na TV o jornal do futuro – a nova falha de são Paulo, com lançamento para hoje, 23 de maio.

Cheguei ao aeroporto curioso para conhecer o jornal do futuro, e fui direto à banca de revistas. Minha esperança era que a nova falha, o jornal do futuro, fizesse uma homenagem à honestidade e colocasse a estrela do PT ao lado do seu título.

Tola esperança, o jornal do futuro é a mesma falha de sempre, DNA petista, mas disfarçado sob uma montanha de falsos slogans.

Apesar do lançamento do jornal do futuro ser hoje, a festa começou ontem quando o instituto datafalha divulgou uma pesquisa sob medida para agradar ao partido. Já na edição de hoje do jornal do futuro, além do petismo espalhado pelas páginas, uma manchete para agradar o chefe maior, dono do cofre – Lula irá para a ONU ou para o banco mundial após deixar a presidência. Para nós, brasileiros, seria ótimo ter Lula bem longe, mas a possibilidade noticiada pela falha simplesmente não existe. Após virar fiador do Irã atômico, Lula perder qualquer resto de respeito que ainda tivesse fora das fronteiras dos países dominados pelo Foro de São Paulo.

Quanto à pesquisa do datafalha, mesmo se fosse verdadeira, seria uma má notícia para o PT. Como poderia a candidata do maior governo de todos os tempos, cujo partido nunca deixou de estar em campanha, e com a mídia no bolso, estar apenas empatada? Uma candidatura com perfil assim deveria estar com, no mínimo, 80% das intenções de votos. A má notícia para os petistas, que sabem disto, é que os institutos companheiros podem preparar pesquisas ao gosto do freguês, mas não podem colocar o voto na urna. E se nem Lula teve um desempenho eleitoral espetacular...

Mas, enfim, a falha do futuro foi uma decepção, pois é a mesma falha dos últimos 30 anos. Vermelha, mas dissimulada. Na propaganda ela diz ser o jornal que representa um país moderno. Eu diria que a falha é o jornal que representa o Brasil que deseja alcançar o padrão cubano de desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário