Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de maio de 2010

A história se repete?

Como já lembrei aos leitores do blog eu outros textos, ao final de 2005 as pesquisas de intenção de votos para e eleição de 2006 indicavam José Serra uns 10 pontos percentuais à frente de Lula. Saímos para as festas e férias de fim de ano e, ao retornarmos em janeiro, surpresa – segundo as pesquisas Lula já tinha encostado (comeu 10 pontos em um mês).

Em fevereiro passou, Serra acabou nem sendo candidato, e Lula só fez ganhar distância.

As pesquisas sacramentavam – Lula levaria no primeiro turno. Não levou.

Para o segundo turno todas as pesquisas apontavam que Lula teria uma quantidade muito maior de votos do que realmente teve.

Hoje há uma razoável desconfiança do que ocorreu naquele janeiro de 2006...uma espécie de acórdão entre o PT e os institutos de pesquisas, e uma programação de pesquisas para o ano que mostrasse Lula empatando, passando e ganhando distância, pesquisa após pesquisa.

De aferidoras da realidade as pesquisas se transformaram em indutoras da realidade.

Agora estamos em 2010 e, em abril, Serra estava 10 pontos à frente de Dil-má segundo os institutos de pesquisa mais sérios. A campanha de Dil-má fazendo água, o PMDB se rebelando, a militância desmotivada, dificuldade de fechar os acordos nos estados, enfim, era preciso fazer algo...

Saem as pesquisa de maio e...surpresa de novo...Dil-má empatou. Comeu a diferença em um mês. Não parece que já vimos isto antes?

Agora, para a história de repetir mesmo, Dil-má tem que passar à frente em junho e ganhar distância a partir de julho.

Aí, conforme diz a propaganda do Lula, “será só alegria”... para Lula, PT, Dil-má, corruptos e in$tituto$ de Pe$qui$a$....

Nenhum comentário:

Postar um comentário