Pesquisar este blog

sábado, 15 de maio de 2010

Trabalhar ou trabalhar

No Jornal da Globo de ontem havia uma reportagem que lamentava a crise por que passa a economia européia. Eu não assisti a reportagem, dormi antes. Mas era na linha de que a Europa representa um modelo diferente de capitalismo, que não se entrega totalmente aos desígnios do mercado, que seria um modelo alternativo ao capitalismo americano, e por aí vai. Esta conversa não vem de hoje.

Minha opinião é que na Europa vigora há bastante tempo o "preguicismo", uma mistura da preguiça do socialismo com a propriedade privada do capitalismo.

Ocorre que por mais que alguém possa admirar esse modelo...europeu, na hora de comprar um produto escolhe o mais barato. E o mais barato é o chinês, porque na China não há sindicatos, greves, direitos, preguiça. Na China apenas se trabalha e produz.

Então o modelo europeu seria bom para ser admirado num quadro, mas não serve mais para a vida real. Voltei recentemente da Europa e é fácil constatar por lá que a ficha do europeu não caiu ainda (exceção feita à Alemanha). Estão condenados, mas ainda não sabem disso.

Na capa da revista Você S/A de abril o seguinte: "Por que tanto trabalho? Seis em cada dez profissionais brasileiros estão estressados e desejam uma vida mais equilibrada".

Esqueçam.

O ritmo de trabalho chinês transformou "uma vida mais equilibrada" em um luxo que não podemos mais nos dar, senão vamos para o buraco, como os europeus.

Daria certo se o consumidor brasileiro ou europeu ao se deparar com determinado produto decidisse: vou levar o mais caro, pois foi produzido por trabalhadores que levam uma vida mais equilibrada...

Isto não existe na prática - o consumidor pode até achar que os trabalhadores merecem uma vida mais equilibrada, mas na hora de pôr a mão no bolso compra o produto mais barato.

Então, leitor, a China entrou no jogo da economia global para mudar os nossos paradigmas. A escolha da vida moderna é entre trabalhar mais ou trabalhar mais. Ou seja, não há escolha. A menos que você seja do PT e tenha um monte de gente trabalhando por você...

Nenhum comentário:

Postar um comentário