Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de março de 2011

Almoço com Che Guevara

Hoje almocei num restaurante onde nunca havia estado antes. Boa localização, bom ambiente e preços razoáveis. Sentei à mesa e a primeira coisa que olhei foi a parede que ficava na minha frente. Nela, uma fotografia de Che Guevara fumando charuto, com cara de deboche.

Uma atendente deixou o cardápio. Logo apareceu outra que, pelas roupas e postura, deveria ser a gerente ou proprietária. Perguntou se eu já havia escolhido. Antes de responder, indaguei se o restaurante era gratuito. Ela riu, surpresa com a pergunta inusitada. Expliquei - se aqui na parede está pendurada a foto de Che Guevara, significa que a o restaurante se identifica com o personagem, e Che Guevara lutava pelo comunismo, logo a atuação do restaurante não deveria ter propósitos capitalistas. A moça riu e ficou sem jeito.

Veio o prato, ótimo por sinal, mas a figura de Che Guevara sempre me olhando...

Na hora de pagar ela perguntou se estava bom. Respondi - gostei da localização, do ambiente, do preço, e o prato estava excelente. Mas a desagradável situação de ter que almoçar encarando um monstro assassino supera tudo o que o restaurante tem de bom. Novamente ela riu.

Ou seja, perde o cliente, mas o Che Guevara continua na parede.

A tal mocinha é uma típica representante da classe média idiota do Brasil. Provavelmente o máximo que ela sabe sobre a figura de Che Guevara é que ele aparece num monte de camisetas usadas por gente "descolada". O conhecimento dos frequentadores do restaurante também não deve ir muito além disto. É nesse caldo de imbecilidade e ignorância que o PT faz a festa e domina o poder.

Em nossa sociedade hipócrita o restaurante seria interditado se tivésse pendurado na parede fotografia de qualquer um dos assassinos aqui da cidade, que tivésse matado uma ou duas pessoas. A ação seria vista como apologia ao crime. Mas como Che Guevara matava (milhares) em nome do comunismo, então pode.

Nenhum comentário:

Postar um comentário