Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

O que está muito ruim vai piorar

Não há dúvida de que o sistema político/eleitoral brasileiro é muito falho. Tão falho que possibilitou a instalação do crime organizado no poder e a anulação das instituições.

É claro que o sistema precisa ser reformado. Mas pode sair algo de bom em uma reforma conduzida num momento em que o atual esquema de poder domina executivo, legislativo, e até um bom pedaço do judiciário?

Claro que não. Mesmo sem bola de cristal posso afirmar - o sistema político/eleitoral que sair da tal reforma em discussão no congresso será pior do que o atual, e objetivará exclusivamente a perpetuação do PT no poder.

Fala-se de voto em lista, onde as pessoas votariam no partido. Ora, no nosso sistema torto o único partido que é "grife" é o PT, logo se as pessoas tiverem que votar em partido votarão no ... PT, até porque provavelmente nem sabem o nome dos demais partidos.

Assim, PMDB, PDT, PTB, PP, PR e outros partidos sangue-sugas estarão entregando ao PT a maioria do congresso, o seu ganha pão, e, se continuarem a existir, ficarão sem poder de barganha.

Será que os partidos da base aliada não venderam só suas almas para o PT? Será que venderam também seu instinto de sobrevivência?

Nenhum comentário:

Postar um comentário