Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de março de 2009

8 séculos de atraso, e contando

O início do fim do poder absoluto dos governantes ocorre em 1215, na Inglaterra, com a assinatura da Magna Carta, que limitava os poderes do Rei João. Oito séculos atrás.

A partir dali, progressivamente, a sociedade passa a ganhar relevância no processo decisório governamental, resultando na estrutura de poder estatal que o mundo livre democrático conhece atualmente.

O Brasil, para variar, perdeu mais este trem da história.

A participação da sociedade Brasileira é zero. Os congressistas, que deveriam nos representar, são meros representantes de si mesmos e de seus interesses mesquinhos.

Oraganizações, federações, movimentos sociais atuam apenas na defesa de interesses de pequenos grupos, não da sociedade. Muitas vezes atuam apenas na defesa dos interesses de suas lideranças.

O juidiciário é adesista, adora se alinhar e decidir a favor do governo, seja qual for a questão.

Por fim, sem participação da sociedade, sem representação congressual, e sem judiciário atuante, o poder absoluto é exercido pelo executivo federal, como era antes de 1215 na Inglaterra.

Neste momento da nossa história, a figura imperial que exerce o poder absoluto no Brasil é Lula, o nosso Luis XIV.

Está acima de tudo e de todos, para fazer o que quiser, sem prestar contas a ninguém, sem críticas, sem cobrança de responsabilidade.

A nós, servos de sua majestade Lula, nos cabe abaixarmos a cabeça e cumprirmos os desígnios imperiais.

E esperar que um dia, num futuro distante, Brasileiros de fibra construam a nossa Magna Carta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário