Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de março de 2009

Meu trabalho é dificultar o trabalho dos outros

Assim como os órgãos estatais, as grandes corporações vão rapidamente se transformando em dinossauros - grandes, lentos e antiquados. Palavras como eficiência e eficácia permanecem apenas nos manuais de treinamento interno, mas são ignoradas na prática do dia a dia.

Primeiro, as grandes corporações vão rapidamente esquecendo suas atividades fins, as atividades que geram riqueza, e vão inchando sua estrutura corporativa. Cada vez mais gente, para criar problemas, rotinas, procedimentos, um monte de baboseira na maioria das vezes. E reunião, grupo de trabalho, apresentação em powerpoint para qualquer besteira.

Os primórdios da história humana devem ter sido fascinantes. Imagine a invenção do fogo. E a invenção da roda.

Naquela época, o homem só tinha a natureza para enfrentar no seu processo de desenvolvimento.

Com a modernidade, o homem passou a ter que enfrentar.... o próprio homem. É uma infinidade de gente que não agrega nada para a humanidade, iniciando pelos governos, e passando pelos diversos departamentos corporativos das grandes organizações, que estão aí apenas para ... criar problemas, e atrapalhar o progresso do ... homem.

Interessante que quanto mais inútil é um determinado órgão ou departamento, mais problemas e empecilhos ele cria ao processo, para parecer .... útil.

O mundo moderno está afundado em ineficiência governamental e corporativa, e as pessoas não percebem isto.

Imagine se nossos antepassados não tivéssem inventado o fogo e a roda há milênios, o drama que seria inventá-los hoje.

Primeiro precisaria do projeto, depois da verba para a pesquisa, aí passaria pelo montagem do grupo de trabalho, anos de estudos, reuniões infinitas, apresentações de power point a perder de vista. Quando o projeto final estivésse pronto, viria a fase de licenças ambientais (será que o Ibama liberaria o fogo?), o registro da patente, os royalties, o mega-investimento para a produção. Uma vez produzido, viria a questão tributária. Como tributar o fogo? Empresas e governos se reuniriam para tentar responder esta pergunta, e tome power point. Quando estivésse tudo finalmente pronto, algumas décadas depois, viria uma crise econômica global que ... adiaria o lançamento do produto. Se um dia alguém conseguisse finalmente produzir o fogo, depois de investir bilhões, chegaria um grupo de socialistas e invadiria a fábrica com slogans como: "fora capitalistas, o fogo é nosso".

Eta mundo complicado. É por isso que o Senado precisa de 200 diretores...

Nenhum comentário:

Postar um comentário