Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de março de 2009

Sabedoria Lulística

Lula descobriu quem foram os causadores da crise mundial - "gente branca de olho azul".

Interessante Lula, pois antes da crise esta mesma gente branca, de olho azul, gerou uma prosperidade sem precedentes na história da humanidade, na qual Lula surfou por 6 anos, e atingiu os tais 80% de popularidade. Mas, para Lula, a prosperidade era causada por "gente de barba e sem dedo", ele. Lula só fatura em cima do que dá certo, o que dá errado é sempre culpa de outros. É a 2a pessoa na história da humanidade incapaz de cometer erros, a 1a foi Jesus Cristo.

No Brasil do racismo de um lado só, se Lula tivésse dito que a crise foi causada "por gente preta, de olho preto", estaria na cadeia. O Brasil é assim. Falar mal de branco, chamar loira de burra, pode. Mas o contrário...

Recomendo a Lula que esqueça mesmo esta coisa de modelo Europeu e Americano, e passe a estudar, e defender, o modelo Africano de desenvolvimento.

Quem sabe depois de deixar a presidência (será que deixará?) ele não se elege presidente da ONU, para defender mundialmente o modelo Africano de desenvolvimento?

Um comentário:

  1. Sou branquela de olho azul.

    Neta de espanhol e índia cafuza. Bisneta de negra e holandes...

    Mistureba como todo brasileiro.

    Filha de metalúrgico politizado (não, meu pai não perdeu nenhum dedo!), aprendi desde cedo o valor do trabalho, o respeito ao próximo. Aprendi que ética não é um conceito maleável e que mentira, até a “mentirinha branca”, é falha de caráter.

    Filha de uma costureira que, mal-e-mal alfabetizada, sentava comigo todas as tardes, me acompanhando nos deveres da escola que ela não entendia mas sabia que, se eu pudesse ter um futuro melhor, seria através da educação.

    Surfista/comunista na adolescência, sempre respeitei as marolinhas - tanto as da praia quanto as da vida - que, às vezes, podem nos arrastar num turbilhão e nos levar a firmeza de propósito de ser uma pessoa digna. Peguei todas as ondas, tomei alguns “caldos” mas, pela grandeza da forma como fui criada, sempre cheia à areia sendo uma pessoa melhor.

    Me sustento de trabalho, prazeroso e árduo. Pago todos os impostos pois não sou aposentada como anistiada política sem ter sido cassada. Impostos estes que, lamentavelmente, não se revertem em nada: tenho que pagar plano de saúde, tenho que pagar segurança, tive que pagar escola e “ralar” muito para ter uma moradia decente (que, obviamente, não é no Guarujá nem vale R$ 2 milhões).

    Pedi, peço e pedirei, desculpa por todos os erros que cometi: nunca disse que não sabia! E, ainda que não tenha sabido, tomei atitudes escorreitas para remediá-los.

    Sou a branquela que morre de vergonha diante da verborragia diarréica daquele que deveria ser exemplo ao cidadão e não um piadista de quinta categoria que, com metáforas pífias, se mete a fazer aquilo que não sabe: pensar/falar/agir com um mínimo de dignidade.

    Generalizações sempre levarão a equívocos... Recentemente não tínhamos um candidato nordestino se sentindo assim, discriminado?

    Branca de Olho Azul? Sim... Poderia ter sido Negra de Olho Preto...

    O que faz, realmente, a única diferença é que SOU DO BEM!

    Rose Vermelho

    ResponderExcluir