Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de março de 2009

Onde está Wally?

Escrevi ontem um texto que abordava a questão do entendimento do "interesse público" no Brasil, e as distorções a respeito deste entendimento.

Coloquemos a seguinte situação prática:

- De um lado eu, empresário, que luto diariamente contra todas as adversidades, para tentar levar minha empresa adiante, crescer, dar mais oportunidade de emprego a mais gente, pagar mais impostos, gerar progresso para o país;

- Do outro lado um burocrata da máquina estatal, com salário garantido por lei, sem risco de perder o emprego, agindo diariamente para criar empecilhos ao desenvolvimento, e à própria continuidade, da minha empresa. Às custas dos meus impostos.

Quem representa o interesse público nesta equação?

Me parece óbvio.

Mas para o sistema legal e judicial Brasileiro, o interesse público está do lado do burocrata.

Esta miopia leva, na verdade, a uma privatização do interesse público, privatização nas pessoas dos funcionários públicos.

Não tem como dar certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário