Quem deseja aplicar em reda fixa tem basicamente 4 opções:
- Caderneta de popuança;
- CDB - neste caso o seu dinheiro é emprestado ao banco e o risco é a possibilidade de quebra do banco;
- Fundos de renda fixa - neste caso seu dinheiro é aplicado em títulos da dívida do governo federal (majoritáriamente) e em alguns títulos de dívida de empresas privadas.
- Tesouro direto - nesta opção o investidor empresta seu dinheiro diretamente para o governo federal, sem passar pelos bancos.
Com o processo de queda na taxa de juros que remunera os títulos públicos, estes papéis começam a perder atratividade face a caderneta de poupança.
Então, o governo começa a falar em rever o critério de remuneração da poupança para torná-la, também, menos atrativa.
Só que muita gente pobre, quando tem alguma economia, coloca na poupança, então Lula não que mexer neste vespeiro, digo, neste eleitorado.
Então surge a solução mágica - mais uma divisão entre Brasileiros (já não bastam as divisões artificialmente criadas entre brnacos, não brancos, gays, etc.). Os pobres continuarão a ter a remuneração da poupança como ela é, mas classe média e ricos terão acesso a uma nova poupança, que não renderá quase nada.
Desta forma, pela via da rentabilidade, classe média e ricos passarão a ter o governo quase como única possibilidade de aplicação (fora os CDBs). Ou seja, figurativamente é como se fossem obrigados a continuar financiando a gastança de Lula como suas economias.
Lula, como é sabido, gasta sem parar. Cria despesas para o hoje e para o amanhã. E não para de endividar o estado Brasiliero.
Mais cedo ou mais tarde, isto vai estourar. e vai estourar onde? Na classe média e nos ricos.
Como?
Com um calote parcial ou total na dívidas pública, que transformará em pó as suas aplicações financeiras. Como a Argentina já fez.
E no Brasil de Lula, ou de seu sucessor, isto ainda vai ser "vendido" como um grande acontecimento - como uma redistribuição de renda.
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tenho umas poucas economias em Fundos, confesso que estou apavaroda com tudo isso. E agora onde vou investir minhas economias?
ResponderExcluirVou tirar meus poucos $$$ do banco , vou comprar dólares e guardar de baixo do meu colchão.