Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de abril de 2009

A Globo tá surpresa com o que?

Hoje pela manhã assistia ao Bom Dia Brasil da TelePT (Rede Globo). Nele, uma reportagem sobre o vandalismo. Os apresentadores com os semblantes pesados, preocupados. Interessante que minutos depois entram as matérias sobre futebol e instantaneamente o semblante é de alegria. São apresentadores ou atores?

Mas vamos ao que interessa - o vandalismo que assola a sociedade. A Globo está surpresa com o que?

Acredito e defendo que vivemos um processo de desconstrução social (não só no Brasil). Os modernos, com a mídia na liderença, vêm nos últimos 40 anos atacando e desconstruindo todos os valores que permitiram a construção da sociedade. Família, religião, amigos (amizades verdadeiras), princípios, respeito ao próximo, honestidade, etc.

Para os modernos e para a televisão, tudo é caretísse. Não se deve respeitar os pais caretas, não se deve respeito ao padre, não se deve respeito ao professor, ao policial. Todos podem tudo, em nome da modernidade, do progresso.

A cada dia que passa as pessoas são mais vazias e infelizes, com a falsa sensação de que nunca foram tão felizes. Somos vazios de valores, de valores verdadeiros. Não temos amigos, temos apenas realações de interesses, travestidas de amizades. Não temos mais convívio familiar, é cada um por si, e quando as famílias se reúnem é só para avaliar pela aparêncial qua parente está "podendo" mais.

Nossas vidas pobres se limitam a shopping e consumo, e isto ajuda na criação da sociedade apática em que vivemos - Lula e o PT podem destruir o Brasil, desde que não destruam os shoppings.

Nos transformamos naquele coelho, que corre atrás da cenoura a vida inteira, sem alcançar, pois a cda passo que dá a cenoura fica um passo mais distante.

Estamos sempre atrás de "curtições", para termos a falsa sensação de felicidade. E curtição não é o que gostamos na essência, mas aquilo que e televisão nos diz que temos que gostar para estarmos "inseridos".

Nos deprimimos, enriquecemos o fabricante de Prozac.

Nossas vidas pessoais de esfacelam, e trocamos companheiros mais rapidamente do que trocamos de roupa.

Crianças são "educadas" neste contexto, garantindo apenas que quando chegar a vez deles a situação vai ser pior ainda.

Essa gente toda - os modernos, a mídia - só não entendem que o conjunto de valores e regras que eles tanto se esforçaram para destruir era justamente o cimento social que nos permitiu sair da barbárie e entrar na civilização.

Desprovidos de valores, de princípios, de regras, deixamos a civilização e retornamos ao nosso estado primordial, selvagem. Não é progresso, é retrocesso. E como selvagens, saímos por aí a vandalizar as cidades, agredir as pessoas, matar.

Voltamos a ser bichos, transformamos as cidades em selvas de concreto.

E hoje chego ao meu escritório e recebo a notícia que minha recepcionista de 21 anos foi violentada e agredida ontem à noite, quando retornava para casa após o dia de trabalho. Está em estado de choque.

A sociedade?

Segue seu "progresso", Rede Globo à frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário