Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Evoluir é possível

Escrevo sobre o velho PCB, atual PPS.

Foi o partido comunista original do Brasil e, ao longo de décadas, pregou muita bobagem.

Nos anos 50 o PCB reconheceu as críticas a Stalin. Um grupo de pessoas não reconheceu as referidas críticas, continuou achando que Stalin foi um exemplo de governante, deixou o PCB, fundou o PCdoB (que está aí até hoje) e passou a defender as linhas Maoísta e Albanesa do comunismo. Gente finíssima.

Aliás, além do PCdoB estar aí até hoje e pertencer à base de sustentação do governo Lula, possui a deputada mais bonita do mundo - Manuela Dávila. Quando ela foi eleita deputada federal, com 300.000 votos, eu estava em Porto Alegre. No dia seguinte à eleição ela concedeu entrevista à Rádio Gaúcha (RBS) no programa do jornalista comunista Lauro Quadros. Lauro perguntou a que ela creditava o seu sucesso eleitoral. Manuela mandou ver "o sucesso eleitoral ocorreu porquê eu represento o novo". É mole? O PCdoB, admirador de Stalin, Mao e da Albânia representa "o novo".

Mas voltemos ao PCB - com a queda do muro de Berlim a ficha do partidão também caiu, se tornaram mais democráticos, e mudaram a denominação do partido para PPS.

Este "S", de socialista, me impediu de ter simpatia pelo novo partido.

No entanto, ao longo dos anos, tenho observado que de fato parece ser um partido diferente dos demais. Rompeu com o governo Lula em 2004 e abriu mão das benesses do poder, em nome de seus valores éticos.

Esta semana o PPS está com diversos comerciais na TV, que são muito bons, objetivos, e deveriam servir de modelo para o DEM e o PSDB.

A diferença é que os integrantes do PPS podem dizer "nós somos éticos, nós somos diferentes". Já os dois outros partidos teriam calcanhares de aquiles para fazer tal afirmação.

Num dos comerciais a Soninha, do PPS de SP, quase cita o nome de José Serra como candidato de oposição à presidência, coisa que nem o próprio PSDB, covarde, tem coragem de fazer.

Se o PPS de fato for o que parecer ser, é uma boa alternativa política para eleições futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário