Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de abril de 2009

O Brasil vivo e o Brasil morto

Por trabalho, convivo cotidianamente com empresas e com governo há 20 anos. São dois mundos diferentes, opostos.

Do lado das empresas, com maior ou menor grau de eficiência, há um processo diário para evoluir, para melhorar, para inovar, para ganhar competitividade, para crescer, para desenvolver. É o Brasil vivo.

Do lado do governo, é o oposto. Tudo para complicar, dificultar, atrapalhar, encarecer, inviabilizar. É o Brasil morto.

Costumo dizer que quando uma pessoa passa num concurso público ela deixa o lado vivo do país e passa para o lado morto.

Sei que todos os funcionários públicos têm na ponta da língua o discurso para nos provar que: 1) Eles trabalham pelo bem do Brasil, 2) Eles trabalham muito, mais que na iniciativa privada, 3) Eles ganham pouco. O pior é que alguns até acreditam no próprio discurso. Mas não largam a boca e voltam para a iniciativa privada...

Se trabalham pelo bem de alguém, é pelo bem da China, pois ao amarrarem os empreendedores Brasileiros, liberam espaço a ser ocupado pelos empreendedores chineses.

Em qualquer projeto empresarial, seja de que natureza for, o fator poder público é SEMPRE um obstáculo a ser superado.

Um cliente meu desenvolveu um projeto muito interessante para auxiliar a melhorar o caos no transporte de São Paulo. Conseguiu levar adiante? Não. Acho até que já desistiu, porquê já percebeu que nem em 1000 anos conseguiria destravar todas as autorizações necessárias. E dane-se o povo de São Paulo, que poderia se beneficiar com a idéia.

Então, o empreendedorismo no Brasil tem contra si o poder público. Além disso, tem o poder político, dominado por populismo e corrupção, que vive a satanizar a iniciativa privada, os empresários, e a santificar a vagabundagem.

Às vezes me irrito com as pessoas nas organizações - "vocês não percebem o que está acontecendo com o Brasil".

Hoje pela manhã, numa reunião em uma empresa para discutir melhorias, inovações, observava as pessoas, e me caiu a ficha - se esta gente se der conta do que está acontecendo com o Brasil, eles entregam os pontos, param de trabalhar, e o Brasil vivo morre.

Talvez haja algo instintivo que impeça a mairoria das pessoas de captar a realidade, de forma a preservá-las, para que continuem, com a soma dos seus esforços individuais, trabalhando para levar o país adiante.

Um comentário:

  1. Os funcionários públicos tem absoluta certeza de que trabalham demais. Quando vou resolver alguns problemas de clientes, todas as vezes tenho que ouvir deles o mesmo discurso: " isto aqui tá uma loucura,veja só quanto trabalho..., pra hoje não vai dar, talvez pra amanhã..."
    Além de todas as burocracias que tenho que resolver, ainda sou obrigada a aguentar as caras e ouvir estas baboseiras, como se meu ouvido fosse pinico.

    ResponderExcluir