Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Pendura na conta do futuro

Governo mente, digo, anuncia - "Faremos 1 milhão de casas populares".

Não diz onde, nem quando fará as tais casas, mas a imprensa anuncia como se todas estivessem construídas e prontas para a ocupação imediata.

Ora, se o governo tivésse a mínima intenção de construir casa para alguém, teria lançado o programa quando Lula assumiu, lá em 2003.

Ocorre que a intenção real é não fazer casa nenhuma, ou fazer meia-dúzia, mas, sim, faturar dividendos eleitorais em 2010. Se tivésse lançado o programa em 2003, sem realização (construção), já teria caído no esquecimento em 2010 (como cairam no esquecimento as ficções lulísticas chamadas "primeiro emprego" e "fome zero", ambas de 2003. Alguém lembra delas?).

Então, o timing de lançamento do programa é perfeito - final do primeiro trimestre de 2009. A mídia companheira faz um carnaval, transforma projeto em realização na cabeça do povão, se sair uma meia-dúzia de casas isso será mostrado como a realização do programa todo, etc., de forma que .... o assunto esteja fresquinho na cabeça do companheiro eleitor idiotizado, quando entrar na cabine de votação em 2010.

Voltemos ao mundo real - um governo que retornou ao déficit primário significa que não possui receita suficiente, sequer, para pagar os gastos correntes e investimentos em andamento. Para fechar o caixa, recorre ao mercado, sob a forma de endividamento (nós, que fazemos aplicação financeira em renda fixa é que financiamos o governo, para que seu caixa feche). Isto sem sequer entrar na questão do pagamento dos juros sobre o endividamento público, já que juros ficam fora do déficit primário.

Em suma, o governo Brasileiro, sob Lula, se trasformou num governo quebrado, que não possui condições financeiras nem de se manter, quanto mais investir.

Então - de onde vai sair o dinheiro para 1 milhão de casas populares?

"Do FGTS", respondem. (isto se realmente houver alguma intenção de fazer casas)

Ah, mas o FGTS não pertence ao governo. Pertence às pessoas que trabalham com carteira assinada. Então são estas pessoas que vão financiar o programa, sem sequer terem sido consultadas sobre isto, e Lula vai faturar perante o povão, como se ele tivésse construído tudo com dinheiro do próprio bolso?

Este é o Lula de sempre, o presidente do faz de conta.

Pior, Dilma, em campanha, afirma: "cada um vai pagar o que puder para comprar as casas, e quem não puder pagar nada, nada pagará".

Então deixa eu entender: o governo lançou um programa eleitoreiro, para o qual não tem nenhum centava para investir. Vai, então, tungar a nossa (trabalhadores) grana para financiar isto, sem nos consultar. Das casas construídas, algumas serão dadas ou vendidas a preço de banana, o que significa que não haverá entrada de recurso suficiente para cobrir o que tivér sido surrupiado do FGTS. Ao final do processo, Lula e Dilma vão ser carregados nos ombros do povão, e nós, que temos nosso dinheiro no FGTS, vamos ficar a ver navios?

É, acho que entendi.

Vão fazer como fizeram governos do passado, que queimaram as reservas da previdência e, a partir daí, passaram a jogar a conta das aposentadorias para as gerações futuras de trabalhadores. Lula vai meter a mão no jarro do FGTS, queimar a bufunfa, de forma que as retiradas futuras do fundo sejam cobertas pelos depósitos das gerações futuras de trabalhadores com carteira assinada.

É bem Lula - gaste agora, fature os dividendos políticos, e deixe a conta para o futuro.

Já escrevi, para Lula não é suficiente destruir o presente.

Mas se tem um povo que merece o governo que tem, este povo é o Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário