Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Fora da casinha

Como viajei, acabei não tendo tempo de atualizar o meu blog. Também não li o Reinaldo Azevedo, que geralmente leio todo dia. Aliás, o apelido que uso aqui, "anônimo de todo dia", surgiu lá, por eu comentar como anônimo, todo dia, durante anos. Por sugestão de um leitor, acessei o blog do Reinaldo par ler o texto sob o título: "arrogantes têm a pretensão de que eu seja seu desafeto...".

Antes de mais nada, quero deixar claro que eu admiro profundamente o Reinaldo, e seu trabalho. Já tive oportunidade de estar com ele por duas vezes, e ambas foram extremamente agradáveis. Decorando a sala da minha casa tem uma foto minha com ele.

Mas acho que com esta questão de Yoani o Reinaldo ficou meio fora da casinha. Partiu para a ignorância, chamou todo mundo de louco. Imagino que nenhum dos que enviou comentário achando estranho o "caso" Yoani gostou de ser chamado de louco. Eu não gostei. Reinaldo deve ter recebido uma enxurrada de comentários reclamando, que não foram publicados. Inclusive o meu. Talvez ele tenha se dado conta do seu exagero, afinal é muito inteligente. Só que, ao invés de frear, pisou mais fundo no acelerador, e escreveu o texto sob o título apresentado acima.

Citarei e comentarei alguns trechos do referido texto:

"Assim acontece na Internet. Existem alguns arrogantes que têm a pretensão de que eu seja seu desafeto e entendem que coisas que escrevo aqui são recados para eles.!!! Eu??? Recado para gente que não é lida por ninguém, que não tem influência no debate, que, em última instância, tenta grudar como craca em quem é lido para ver se aparece um pouco??? Ah, qual é?"

Ou seja, se não temos audiência, logo não somos ninguém. Pelo raciocínio de Reinaldo, chegamos ao famoso fim da história, previsto na queda do muro de Berlim. Só que jornalístico. Nunca mais poderia surgir, por exemplo, uma revista nova no planeta. pois, no início, seria lida por poucos, logo "não existiria". O mesmo raciocínio vale para um novo jornal, ou para uma nova emissora de televisão. Nunca mais pode surgir um novo blog. O mundo acabou. Só "existe" a Globo, a Veja e Reinaldo Azevedo.

No texto abaixo, novamente Reinaldo constata a "inexistência" alheia:

"Não sabem porque não existem no debate, agarrados apenas a seu próprio sectarismo. Não sabem porque ninguém se importa com o que escrevem."

Se quem não tem audiência "não existe", significa que os 100 mil acessos diários ao blog do Reinaldo, na maioria simples anônimos, são produzidos por fanstasmas. Já que quem não existe é fantasma.

"Não tenham alguns a pretensão de que eu seja seu desafeto — em especial gente que não conheço nem nunca li ou vi. Adiante."

Se não existimos, não podemos ter pretensões, correto? Como pode nos acusar de inexistência e, ao mesmo tempo, de sermos pretenciosos. Seríamos, então, fantasmas pretenciosos? Mas não temos nenhuma pretensão em relação ao Reinaldo, sabemos que ele não tem tempo a perder com quem não é ninguém.

No parágrafo abaixo Reinaldo apresenta um argumento. Que só por coincidência, já que ninguém me lê, é similar ao que sugeri para ele no meu texto chamado "Polêmica". Era isto que eu esperava do Reinaldo desde o primeiro dia - argumentos. Não acusações de loucura:

"Numa hipótese puramente especulativa, é possível que o regime tenha permitido o trabalho de Yoani, achando que isso amaciaria um pouco a face da ditadura? Digamos que sim. Acontece que a moça cresceu, e reprimi-la, agora, é que custaria caro… Mas é bem possível que, quando passaram a prestar atenção ao caso, já não tinham mais como reprimi-lo. Sempre lembrando que os cubanos de Cuba não podem ler o que ela escreve."

Por fim, Reinaldo deixa uma janela aberta para o futuro, sempre mais complexo do que nossas inocentes crenças presentes. Pô Reinaldo, precisava nos chamar de loucos?

"Se e quando ficar evidente que Yoani está a serviço do castrismo, aí eu também vou malhá-la aqui."

Concluindo, Reinaldo recomenda que fiquemos longe dele:

"Mas longe de mim."

Vou atender à determinação do Reinaldo e me afastar por uns meses do blog dele. Não para sempre, afinal gosto muito do seu texto. Mas ficarei alguns meses sem aparecer por lá.

Ano passado comprei vários exemplares do livro do Reinaldo e dei de presente de natal para amigos e clientes. Este ano planejava repetir a dose, em relação ao seu novo livro. Mas, pensando bem, seguirei a determinação do próprio Reinaldo - "longe de mim".

3 comentários:

  1. Caro Blogueiro,

    Sou eu novamente, o "Provocador da Estrela" (rs).

    É só para esclarecer que nos primeiros comentários ignorados e deletados eu tomei todo o cuidado para ser polido, chegando mesmo a dizer não acreditar - como ainda não acredito - ser ele um agente esquerdista (ah, e também a própria Yoani, dizendo-lhe que ela mereceria o benefício da dúvida). Mas acho que também pisei na ferida indagando-lhe, entre outras hipóteses, se não seria por vaidade que ele fazia questão de ignorar os outros sites.

    Mais uma vez, um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Blogueiro,

    Dei uma passadinha agora no blog do querido RA (ainda gosto do sacana) e vi um post com o título "EU E VOCÊS", em que ele fala, entre outras coisas, do seu comportamento em relação aos seus leitores.

    Não resisti à tentação e lhe enviei o seguinte comentário:

    Decepcionado (mas bem-humorado) disse:
    O seu comentário está aguardando moderação.

    novembro 15, 2009 às 11:54 am
    Temos um monte de gente que se arroga representante do povo. Agora alguém vai mais além: arroga-se porta-voz da civilização;juiz supremo do que seria ou não civilizado. Há egolatria de todo tipo. Compreende-se.

    Sonegar informações acerca da existência de divergências em relação ao próprio pensamento teria passado de desonestidade intelectual à categoria de “defesa da civilização”, segundo veredicto do autoproclamado juiz supremo da civilidade.

    Entretanto, para o desencanto de pobres e mortais leitores, o juiz supremo denuncia, no texto “Arrogantes (…)”, que, ademais, lhe cabe como uma luva, estar mais preocupado em ser celebridade. Oh, vaidade!! Oh, vaidade!!! hehehe.

    Será que ele vai publicá-lo?? rsrs

    Um abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Ih, errei de novo. "tem um monte de gente"...foi publicado lá com o erro...xiiiiii!!! rs

    ResponderExcluir