Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Merecemos

Li hoje o texto de Reinaldo Azevedo sobre a destruição feita pelo MST nas fazendas de Daniel Dantas. Sabemos qual o objetivo do MST - destruturar a propriedade privada no Brasil e auxiliar o PT a impor ao país suas visões delirantes de socialismo.

Mas observemos como o movimento atua de forma inteligente. Suas ações seguem um crescendo, para ir aproveitando a anestesia da sociedade. Assim como seguem uma ordem crescente de selvageria e bruitalidade, inteligentemente preparada, suas ações também são cirúrugicas. Jamais invadem, por exemplo, uma fazenda de um cacique do PMDB. Se assim fizéssem, poderiam desestabilizar a aliança PMDB X PT e atrapalhar o projeto socialistas. Se os caciques PMDBistas são estúpidos, devem achar que são imunes às ações do MST. Se são espertos, pulam fora dessa canoa furada o mais rápido possível.

Mas enviei comentário para o blog do Reinaldo afirmando que, infelizmente, o Brasil merece tudo o que está acontencendo. Merece porque seu povo abdicou do sagrado direito de reagir.

Se nos agridem, se nos roubam, se nos vandalizam, podemos e devemos reagir. Civilizados que somos, devemos primeiramente reagir dentro do permitido pelas instituições. Chamar a polícia, acionar o judiciário, etc.

Mas se as instituições estão com "eles" e já não cumprem seu papel institucional, devemos sim reagir de qualquer maneira que pudermos. E isto não significa fazer justiça com as próprias mãos. Significa, por exemplo, ir às ruas e fazer a nossa voz ser ouvida. Como fizeram 1,5 milhão de espanhóis 20 dias atrás.

Mas se um povo abra mão do seu direito de reagir, merece sim todas as consequências da sua falta de ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário