Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

É possível vencer eleição por inércia?

Serra acredita que poderá vencer a eleição de 2010 passando desapercebido, sem se declarar candidato, omitindo-se quanto a opinar sobre qualquer coisa relevante.

Eu não sou eleitor de Serra, nem de Dilma. Aliás, não sou eleitor de ninguém e passarei o período eleitoral bem longe do Brasil. Mas não acredito que esta estratégia de Serra possa ter sucesso. Me lembra um pouco a estratégia do meu Internacional nas quartas de final e semi final da Copa do Brasil de 2009, contra Flamengo e Coritiba. Sua estratégia foi entrar em campo fechado, abrir mão do futebol, deixar o adversário jogar sozinho, e rezar para o cronômetro chegar aos 45 do segundo tempo, sem levar gol. Deu certo, mas quando chegou a hora da verdade, na final contra o Corinthians, a máscara caiu e perdemos o título. Moral da história: a covardia e a omissão podem até resultar em sucesso por algum tempo, mas não são suficientes para colocar a mão na taça.


O texto abaixo foi escrito por Augusto Nunes, como resposta ao comentário de um de seus leitores:

"Discordo, caro Valter. O FHC não caiu em nenhuma cilada. Ele não é de agir por impulso. Se o PSDB não fosse tão poltrão, estaria dizendo há sete anos o que o FHC tem de dizer sozinho. É por isso que muitos eleitores têm essa percepção a que você se refere: o PT fala sem ser contestado desde 2003. O grande acerto do governo Lula foi continuar o que o governo anterior começou e furtar a paternidade das coisas. Com a conivência silenciosa do PSDB. Se os tucanos acham que os oito anos do FHC foram bons — e foram muito bons, no balanço histórico — que tratem de defender a obra realizada.
Os dois artigos do FHC são o discurso que o Lula afirma que a oposição não tem. Bastaria que a oposição lesse em voz alta os textos. No primeiro, FHC alerta para o perigo do autoritarismo popular e o subperonismo. O Programa Nacional de Direitos Humanos confirmou a previsão. O PSDB não abriu a boca.
A Dilma respondeu ao FHC porque o Lula achou melhor ficar quieto. O motivo é simples: ele sabe que mente e que o artigo diz a verdade. Quem deve responder à Dilma é o Serra. Ele deve achar que vai ganhar por inércia e, portanto, pode declarar que é candidato em setembro. Se não assumir a candidatura rapidinho, se não parar de acreditar que o Lula não pode ser atacado, se deixar o FHC na solidão, o Serra não vai conseguir nem reeleger-se governador.Acabei escrevendo quase um post. Peço aos amigos que leiam, reflitam sobre isso e comente. abraços, Augusto"

Nenhum comentário:

Postar um comentário