Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Nunca antes?

Em minhas viagens pelo país observo que há uma sensação de que "agora vai" no mundo dos negócios. Tal sensação é sustentada pelo interesse dos investidores estrangeiros no Brasil, interesse este decorrente, basicamente, da escassez de boas oportunidades de investimento no mundo. Há muito dinheiro em circulação, e ele precisa ser aplicado em algum lugar.

Por outro lado, no lado da realidade, o que observo é um país com sua infra-estrutura no limite ou já sucateada, sem qualidade na educação, com carga tributária altíssima (por nenhum retorno) e onde a burocracia estatal trabalha dioturnamente para garantir que não haja progresso. Ou seja, o Brasil de sempre, um pouco piorado pela falta de capacidade de gestão do PT. Um país abandonado.

Mas mesmo sendo o Brasil de sempre, apenas piorado, há éntre a média das pessoas uma sensação de "nunca antes". De onde vem esta sensação?

Entendo que vem principalmente da massacrante campanha pró-PT da mídia nacional. Somos bombardeados de "nunca antes" todos os dias, todas as horas.

Acho que também vem da maior facilidade de acesso ao crédito. O sujeito que não podia ter determinado bem no passado, agora compra sem entrada, com primeira parcela para depois da copa, e com 5 anos para pagar. Ao sair da loja com o negócio na mão, fica com a sensação de que "nunca antes". Se vai conseguir pagar depois, é um detalhe para o futuro. E credita a Lula a sua sensação de felicidade...quando deveria creditar ao banco que lhe concedeu o crédito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário