Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Homens do Ano

Escrevi ontem que o Brasil é dividido em dois grupos: de um lado os que decidem, e do outro os que trabalham pagar a conta das decisões dos outros.

Encontrei o seguinte texto, incluído no twitter de José Serra:

"RT @joseserra_ Qdo assumi o governo em 2007 decidi criar o salário mínimo de SP, com 3 níveis. O menor deles ficará R$ 50 acima do nacional"

Que lindo, não?

Os políticos Brasileiros não entendem nada de democracia, e pensam que o processo democrático não passa de um leilão, na base do quem dá mais.

Ao invés de editar medidas ridículas como esta, os governantes deveriam, isto sim, parar de atrapalhar o desenvolvimento do país. Aí sim, salário não precisaria ser aumentado por decreto, o próprio mercado se encarregaria disto, como sempre se encarregou nas economias desenvolvidas.

Aumento real de salário só existe com ascensão na carreira ou com ganhos de produtividade. Aumento por decreto serve apenas para iludir eleitor otário, pois o empresário concede o aumento e repassa para o preço (não tem como ser diferente), fazendo com que o empregado, com salário maior, continue com o mesmo poder de compra que tinha antes.

Só que como o Brasil não é a ilha de Lost, e sim uma nação incluída em uma economia globalizada, a cada aumento de preço que o empresário local é levado a promover para pagar a conta dos "serras" da vida, abre-se mais flanco para o produto chinês no nosso mercado.

Políticos populistas, com ações como esta, garantem o crescimento anual de 9% da economia chinesa.

Lula já foi escolhido como Homem do Ano na França, em função dos bilhões dos nossos impostos que torrou por lá. Recomendo então Dilma, Tarso, Serra, Temer e Paulinho da Força para Homens do Ano da China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário