Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Pesquisas

40 anos de vida me foram suficientes para desacreditar de pesquisas de intenção de voto. Mas para grande parte da população (principalmente para os influenciáveis) as pesquisas são um fator poderosíssimo na hora de definir o voto.

E paira num ar um mau cheiro, um odor fétido que indica suspeitas de que os institutos de pesquisas estão a serviço do PT.

O ano clássico, no qual perdi definitivamente a fé em pesquisas, foi 2006. Tudo começou em 2005, Lula afundava no escândalo do mensalão e Serra aparecia como franco favorito para as eleições de 2006. Aí fomos para o ano novo e...surpresa...quando voltamos para casa em 2006 Lula já aparecia na frente. A partir daí as pesquisas só consolidaram a sua liderança, Serra acabou nem se candidatando, e o resultado todos sabemos.

Parece que o mesmo começa a ocorrer agora. A folgada liderança de Serra já começa a ser encurtada nas pesquisas. Como Dilma não é Lula, os institutos não podem fazer a virada de uma vez só. Primeiro vão aproximar Dilma, vão empatar, aí ela vai passar por pouco, e depois vai distanciar. E quando chegar em outubro estará com a eleição ganha graças ao eleitorado desprovido de opinião própria.

Agora temos uma arma que não havia em 2006 - o blog Coturno Noturno. O coronel está destruindo as pesquisas e escancarando como são feitas com intenção de beneficiar o PT. Só que por mais forte que sejam os argumentos e fatos do coronel, não ganharão a mídia nacional. Pelo contrário, hoje à noite a mídia fará um carnaval com a pesquisa Census que mostra empate técnico entre Serra e Dilma.

Para a mídia brasileira, a verdade já foi morta e supultada há muitos anos. Vive apenas de agradar quem paga mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário