Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Sandy, virgindade e Dilma




Lembro de ter lido uma entrevista (há alguns anos) com membros do Casseta e Planeta onde contavam que a direção da Globo nunca censurou as reportagens do seu programa. exceto uma vez, quando eles fizeram um quadro fazendo piada com a suposta virgindade (à época) de Sandy. Assim, ficou claro que a única coisa que a Globo considerava intocável era a virgindade de Sandy...

Leio agora na internet que a revista MAD foi censurada pela imprensa. Ou seja, a MAD, que é uma revista internacional, pode literalmente sacanear com o mundo todo. Só não pode sacanear com a Dilma. Seria Dilma uma coisa assim como a virgindade de Sandy? A capa da imagem acima é a que foi censurada. Segue o texto:

Revista “Mad” afirma que editora Panini vetou capa com Dilma
Num texto publicado na tarde de quarta-feira em seu blog, a revista “Mad” informou aos leitores que a capa da edição número 23 foi "censurada", mas não disse por quê nem por quem. "Exclusivo: revelamos sem medo de repressão a capa censurada da Mad 23", era o título do texto. O blog reproduzia a imagem da capa que foi às bancas (à esq.), uma paródia do filme “Avatar”, e a suposta capa censurada (à dir.).

Como se pode ver, esta capa traz uma foto da ministra Dilma Rousseff aplicada sobre o rosto de um animal que aparece no filme, além da imagem de Alfred Neuman, símbolo da revista, com uma faixa verde-amarela no peito, domando o bicho. O título: “Lulavatar, o mico do Brasil”.

A notícia teve enorme repercussão no Twitter. O músico Roger Moreira (Ultraje a Rigor) escreveu: “Não é o primeiro exemplo de censura deste governo.” O ator Ary França fez coro: “Agora só falta você votar na Dilma, e endossar de vez o stalinismo!”. O humorista Rafael Cortez, do CQC, analisou: “Não sei o que o governo ganha censurando a MAD. Estar numa capa popular com Alfred E. Neuman é uma das maiores honras que Lula e Dilma podem ter”.

Percebendo o impacto da notícia, a revista acrescentou, no final da manhã de quinta-feira, uma “nota esclarecedora” no blog, informando que não foi censurada pelo governo. “Você acha mesmo que os caras se importam com a MAD? É uma espécie de ‘autocensura’ covarde. A MAD é uma revista de humor e tem o direito de brincar com todas as figuras políticas do Brasil, pois isso ajuda as pessoas a desenvolverem seu senso crítico.”

Procurado pelo blog, o editor da revista, Raphael Fernandes, esclareceu que a capa com Dilma foi vetada pela direção da editora Panini, que publica a “Mad”. Por volta das 16hs, o post de Fernandes no blog da revista "Mad" foi apagado.

O blog entrou em contato com a assessoria de imprensa da Panini às 14hs. Três horas depois, a editora informou: "A Panini esclarece que, com relação à questão da capa da edição 23 da revista MAD, as decisões sobre a publicação das capas fazem parte de processos internos da empresa, não se tratando de qualquer tipo de censura ou veto. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário