Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Imprensa companheira e manifestações

No 2o semestre de 2007 realizamos duas manifestações de rua contra Lula aqui na minha cidade. Não contei o número de participantes, mas em ambas cobrimos 3 ou 4 quadras do calçadão central. Era bastante gente. Muito menos do que poderia ser, mas ainda assim bastante.

As manifestações não tiveram continuidade, em minha opinião, por duas razões:

- A parcela da classe média que não apóia Lula gosta de ficar reclamando em casa, ou no escritório. Mas sair à rua para protestar não é muito com eles, preferem ir ao shopping;

- Não surgiu nenhuma liderança para o movimento. Imagino que sem liderança até o Diretas Já teria sido um fracasso de público.

Na primeira manifestação a imprensa apareceu para fazer a cobertura companheira, no estilo: "não reuniu nem 200 manifestantes". Na segunda a imprensa não apareceu, ou seja, somente quem estava lá e viu sabe que esta manifestação existiu.

Agora há pouco desci para a rua por uns 15 minutos para esfriar a cabeça. A duas quadras aqui do escritório ocorria uma manifestação. Pelas bandeiras, era da CUT. O número de manifestantes não chegava a 50. Mas lá já se encontrava uma equipe de reportagem da TV Record...

Nenhum comentário:

Postar um comentário