Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

ET

Cada vez mais me sinto como um ET em visita ao planeta Terra. E isto não é bom.

Assisti um pouco do Bom Dia Brasil hoje e as notícias, além do carnaval, eram: muito movimento nas rodoviárias, com as pessoas voltando do feriado, e o ritmo acelerado de produção nas fábricas de chocolate, em preparação para a páscoa.

Pergunto: isto é notícia?

Qual retorno de feriadão que não gera movimento nas rodoviárias? Qual período que antecede a páscoa que não tem aumento na produção de chocolate?

Notícia seria o contrário, se não houvésse movimento na rodoviária, ou se as fábricas de chocolate estivéssem quase paradas.

Sou mesmo um ET...

É como as "notícias" de aumento do consumo de peixes na semana santa e da geração de empregos temporários no Natal...

Para mim, ET, com tanta coisa digna de notícia acontecendo no país e no mundo, isto não passa de um processo contínuo de imbecilização coletiva.

Mas escrevo a respeito de outra coisa que me fez sentir como um ET. Moro no bairro mais famoso e tradicional da minha cidade, o bairro que recebe turistas do Brasil inteiro. Para começar, um bairro assim deveria ser muito bem cuidado. Mas, o nosso prefeito do PSDB, com 80% de aprovação, parece não dar importância ao bairro.

Mas meu ponto é outro - como há forte atração de turistas no bairro, há uma grande concentração de lojas de artesanato. É natural que os turistas queram comprar algum produto feito aqui para levar como recordação da viagem. Neste feriado, como eu tinha tempo, fui percorrer algumas das lojas de artesanato. Ao procurar a etiqueta dos produtos, minha surpresa - "made in china".

Aí o ET pensou o seguinte:

- Qual o sentido em ter uma loja de artesanato para vender produto chinês?
- Qual o sentido para o turista em vir até uma loja de artesanato de um bairro famoso para comprar de recordação um produto feito na China?

Enquanto o ET pensava, os turistas compravam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário