Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de junho de 2011

80 anos de equívocos

Eu juro que eu gostaria de ser fã de FHC. É bom ter um ídolo para reverenciar. Mas não consigo.

Sei que comparar o seu governo com os governos dos demais presidentes brasileiros é como comparar um manjar com uma porção de lama. Mas é FHC que é muito bom, ou os outros que foram muito ruins?

Ontem assisti uma entrevista sua na Record News. O homem me parece ser um poço de equívocos. Vejamos alguns casos:

- Socialismo – socialista desde criancinha, contou que seu pai, que era General do Exército, sempre foi “progressista”, e foi candidato a deputado federal com apoio do partido comunista. Reconheceu que o momento do socialismo no mundo passou, mas não renegou o socialismo, nem por sua inaplicabilidade prática, nem pelo mal que causou onde foi experimentado.

- Liberdade – disse que o socialismo só sobreviveu na China (esta é nova para mim), mas que lá não há liberdade, e que os ocidentais “gostam de liberdade”. Então, para FHC a liberdade é uma questão de gosto, não um valor a ser preservado.

- Primavera árabe – aos 80 anos, e com toda a experiência de vida que tem, FHC ainda acredita que as revoluções nos países árabes ocorrem porque as populações desejam democracia.

- Maconha – para FHC a maconha faz menos mal do que álcool e cigarro.

- Drogas – confesso que prestei atenção para tentar entender qual o posicionamento dele em relação às drogas (descriminalização? Regulamentação? Liberação?) mas, ou ele não conseguiu explicar, ou eu não tive capacidade de entender.

- Papel da imprensa – um dos entrevistadores era o lulista roxo Ricardo Kotscho. Numa das perguntas kotscho deu a entender que, na visão dele, quando a imprensa denuncia as falcatruas do governo é imprensa conservadora combatendo o governo “progressista”, ou seja, para Kotscho a imprensa seria “progressista” se apenas se limitasse a elogiar o governo petista. FHC ignorou o assunto na sua resposta.

- Copa - as pessoas de bom senso já sabem que a tal copa de 2014 vai custar tanta roubalheira que serão necessárias várias gerações futuras para pagar a conta. Já FHC acha que a copa é positiva para o país.

Para mim, com toda a sinceridade (e triste por isto) FHC é apenas um bobalhão vaidoso, um apalermado que, sem capacidade de compreender a realidade que lhe cerca, acabou pavimentando o caminho para a chegada do lulismo ao poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário