Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Por melhores "condições" de trabalho

Estamos cansados de ver as categorias nas ruas dizendo que seus serviços só passarão a funcionar com melhores "condições" de trabalho. Melhor condição de trabalho é um eufemismo para maiores salários.

Os professores, exterminadores do futuro no Brasil, vivem nas praças e avenidas dizendo que a educação só vai melhorar quando tiverem mais grana nos seus bolsos.

Policiais também avisam que a segurança pública só melhora com mais grana no bolso.

Controladores de vôo dizem que a segurança aérea só melhora com mais grana no bolso.

Médicos dizem que a saúde pública só melhora com mais grana no bolso.

Eu vou contra esta gente toda. Este argumento que usam é uma falácia. Se trabalham exclusivamente em função de grana, estão nos lugares errados, e serão maus profissionais, independentemente de ganharem fortunas. Ao cair neste verdadeiro conto do vigário o país apenas passa a pagar cada vez mais caro pelo mesmo serviço ruim de sempre.

Aqueles que são verdadeiros profissionais da reivindicação salarial deveriam ser convidados a procurar melhores salários em outras profissões. Mas para isto acontecer o país precisaria ter gestão, o que não tem, nem terá.

Uma evidência de que melhor salário não corresponde diretamente a melhor desempenho está no futebol, onde uma infinidade de jogadores recebe fortunas para se arrastar em campo. Não é incomum times com folhas de pagamento milionárias enfrentarem e serem derrotados por pequenos times do interior. Se salário fosse o X da questão tais derrotas nunca aconteceriam. Garrincha sempre ganhou uma miséria e foi Garrincha, porque tinha vocação para a coisa, e entusiasmo pelo seu trabalho. Só salário não resolve nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário